IPESP
 
 
 
 
Advogados / Serventuários
 
 
Em defesa dos direitos dos contribuintes do IPESP
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 

 

 

- Comentar este assunto com o Professor Carlos Giannazi

.

Audiência Pública analisa decisão do STF sobre a carteira dos advogados do IPESP

19 de dezembro de 2011

Mauricio Canto, Carlos Giannazi, Antonio Carlos e Antonio Miguel

O mandato do deputado Carlos Giannazi organizou, com o apoio da Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Advogados do Estado de São Paulo (ADDPA), uma audiência pública em caráter de urgência na ALESP no dia 19 de dezembro para discutir e analisar o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, das ADINs 4291 (do PSOL) e a 4429 (da OAB-Federal) ocorrido no último dia 14 em Brasília.

Giannazi, que articulou junto ao Diretório Nacional do PSOL a Ação 4291 — protocolada 10 meses antes da Ação impetrada pela OAB-federal —, citou a luta do mandato pela revogação da Lei 13.549/09, o importante apoio da ADDPA e do então conselheiro federal da Ordem, dr. Hermes Barbosa às proposições, saudou o movimento organizado e independente dos advogados paulistas e disse que, na volta do recesso parlamentar (fevereiro de 2012) e após análise do acórdão do STF, reapresentará o projeto de lei (526/09) que já tramita na ALESP solicitando a revogação da lei.” A ideia é retrabalhar a justificativa usando decisões e argumentações importantes e favoráveis à inconsistência e inconstitucionalidade da lei”, argumentou.

Tanto o deputado quanto os advogados criticaram a omissão e a ausência da OAB por não ter feito a defesa durante o julgamento. Os advogados e o parlamentar também se posicionaram contrários à nota pública da OAB-SP, que sobre o resultado do pleito distorceu fatos apropriando para si a ‘vitória dos advogados de São Paulo’.

Os advogados Antonio Carlos e Mauricio Canto, que fizeram a defesa oral no plenário do STF, comentaram sobre os conteúdos dos votos dos ministros, exibidos resumidamente em um telão durante a audiência pública. Antônio Miguel, ex-presidente da OAB-SP (distrital Santo Amaro), também fez críticas à omissão da OAB paulista. Além destes e do deputado, todos puderam expressar suas impressões sobre o julgamento e o movimento continuará com o apoio do mandato. O próximo passo é elaborar, após a publicação do acórdão, o instrumento jurídico adequado a fim de solucionar pontos de omissão, de obscuridade ou contradições acerca da apreciação das ADINs.

 

Leia mais sobre o assunto

 
20.03.2012 Novo projeto de lei de Giannazi pede a extinção da Lei Estadual 13.549/2009
   
05.03.2012 Giannazi entrevista Mauricio Canto na TV ALESP; pauta é a carteira dos advogados do IPESP
   
10.12.2011 Giannazi anuncia, em plenário, a agenda do julgamento das ADINs dos advogados contribuintes do IPESP
   
21.10.2011 CDM aprova convocação de Carlos Flory pedida por Giannazi
   
30.10.2010 Giannazi cobra explicações do IPESP sobre aplicação no Banco Panamericano
   
--.08.2010 IPESP é acionado por dificultar o acesso ao pagamento das contribuições
   
28.05.2010 OAB Federal reforça a luta dos advogados contribuintes do IPESP
   
25.05.2010 Ação Direta de Inconstitucionalidade dos serventuários dos cartórios é protocolada no Supremo
   
22.03.2010 Deputado luta pela retirada do PL 1322 da pauta de votação
.  
12.03.2010 DIÁRIO OFICIAL - Funcionários de cartórios querem a manutenção da carteira de previdência da categoria
.  
02.03.2010 Aprovada a convocação de Carlos Flory na Comissão de Direitos Humanos
.  
05.02.2010 Deputado pede, na Comissão de Direitos Humanos, a convocação do presidente do IPESP para explicações
.  
09.11.2009 Giannazi requer ao Tribunal de Contas informações sobre contabilidade do IPESP
.  
14.10.2009 Advogados contribuintes do IPESP tomam decisões importantes em reunião na Assembleia Legislativa
.  
26.09.2009 Estelionato contra trabalhadores
.  
21.09.2009 Ministro do STF recebe Giannazi e advogados contribuintes da carteira do IPESP em Brasília
.  
31.08.2009  Carteira dos advogados do IPESP: a luta agora também é na Justiça!
.  
29.08.2009 STF recebe ADIN contra lei que acaba com a carteira dos advogados
   
26.08.2009  Heloisa Helena assina ADIN dos advogados contribuintes do IPESP
.  
13.08.2010 Ministério Público Federal é acionado para revogar lei que extingue a carteira dos advogados do IPESP
.  
08.08.2009 Em defesa da carteira dos advogados do IPESP, deputado anuncia ADIN e ADPF
.  
17.07.2009 Continua a luta pelos direitos dos advogados da carteira do Ipesp
.  
28.06.2009 Deputado protocola PDL para revogar decreto que designa liquidante da carteira dos advogados do IPESP
.  
21.05.2009 Assembleia Legislativa aprova projeto que prejudica a aposentadoria de 40 mil advogados contribuintes do IPESP
.  
15.05.2009 Giannazi diz que extinção da carteira dos advogados afronta o princípio da segurança jurídica
.  
09.05.2009  Giannazi participa de ato de advogados em frente ao IPESP
.  
07.03.2009 Reunião na ALESP mobiliza mais advogados pela manutenção do IPESP
.  
08.01.2009 Artigo - GAZETA MERCANTIL - Não ao estelionato pra cima dos advogados
.  
07.06.2008 Encontro na OAB debate carteira dos advogados do Ipesp
.  
13.03.2008  Deputado, secretário e advogados discutem carteira do Ipesp
   
05.02.2008 Manutenção da Carteira de Previdência das Serventias é defendida pelo deputado Carlos Giannazi