.
 
 
 
   
 
 
   
   
     
  .  
 

 

 

- Comentar este assunto com o Professor Carlos Giannazi

 

Deputado Carlos Giannazi entra com ação na Justiça para impedir desapropriações em massa e desnecessárias da Operação Água Espraiada

Outubro de 2011

A pedido da população organizada, o deputado Carlos Giannazi, através do PSOL, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo com o objetivo de impedir que a prefeitura faça desapropriação em massa e desnecessária para construir o túnel da Operação Urbana Água Espraiada.

Giannazi alega que o prefeito Gilberto Kassab está beneficiando as empreiteiras e não oferece garantias de indenizações justas e o reassentamento dos moradores na mesma região. Para ele a prefeitura está promovendo uma especulação imobiliária que favorece o poder econômico das construtoras contrariando, assim, os interesses da população.

A OUAE pode ser feita de outra maneira, com menos desapropriações e respeitando o traçado do túnel já discutido com os moradores, a um custo muito menor do que a prefeitura pretende gastar agora.

A ADIN ajuizada no TJSP pode suspender a execução do ‘novo’ projeto e obrigar o prefeito Kassab a refazer ou retomar o projeto original de 2001 a fim de que os interesses dos moradores sejam preservados e que não haja desapropriações além das estritamente necessárias.

O deputado já realizou audiências públicas na Assembleia Legislativa em defesa dos moradores e é favorável a presença do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública Estadual para defender os interesses e direitos das famílias que estão sendo ameaçadas de desapropriação.

O mandato de Giannazi, em outras lutas junto à população da zona sul, já conseguiu impedir que o prefeito Kassab desapropriasse 2500 casas no Jabaquara para a ampliação do aeroporto de Congonhas e também obrigou o Metrô a indenizar diversas famílias desapropriadas para a construção do prolongamento da Linha 5-Lilás em Santo Amaro.