Novas convocações para ouvir o reitor da USP

 

 

O deputado Carlos Giannazi apresentará novos requerimentos de convocação do reitor da USP, Vahan Agopyan, para que prossiga o debate iniciado em 16/5, na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia. “O reitor tem de ouvir toda a comunidade acadêmica e responder aos questionamentos”, afirmou o deputado, lamentando que a palavra só tenha sido aberta a poucos representantes, que ficaram sem nenhum retorno.

 

O principal tema abordado foi o sucateamento do Hospital Universitário, o qual a reitoria já havia anunciado a intenção de fechar durante a gestão do antecessor Marco Antonio Zago. “Fiquei chocado com o desprezo do reitor a respeito da emenda de R$ 48 milhões que nós aprovamos para o HU. Vi que o reitor não tem nenhum compromisso com hospital”, afirmou Giannazi, que também considera “patética” a nomeação do ex-reitor Zago como secretário da Saúde. “Foi quem começou a destruir o HU.”

 

Além de seções do HU, como ala pediátrica, o líder do PSOL citou o desmonte de outros serviços da USP considerados atividades-meio, como a creche Oeste, que foi fechada à custa da superlotação das outras unidades, e a Escola de Aplicação, que desde 2015 não contrata professores e já acumula um déficit de 19 docentes. “A Escola de Aplicação está sendo destruída da mesma forma que o governo do PSDB destrói as escolas estaduais”, acusou.