MANIFESTO – Giannazi pede substituição de Alex Madureira do Conselho de Ética após assédio na Alesp

22 de dezembro de 2020 –

 

“O único homem feminista é aquele que enxerga a mulher como sujeito.” (Simone de Beauvoir)

 

Considerando:
o execrável e criminoso caso de assédio sexual praticado no último dia 20/12, dentro do plenário da Alesp, pelo deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna; que o machismo é praticado pelos homens e esses têm a obrigação de combatê-lo em todas as suas dimensões. Não basta não ser machista, é preciso ser antimachista; que os deputados não podem se acovardar, silenciar e naturalizar a violência contra as mulheres. Muito menos se entregar ao corporativismo de um poder construído pelos homens e para os homens; que os deputados não podem reproduzir a omissão covarde dos representantes da advocacia, magistratura e promotoria, relacionada ao caso da Mariana Ferrer.

 

Exigimos:
1) Suspensão do recesso parlamentar e imediata instalação da Conselho de Ética;
2) Punição exemplar ao deputado Fernando Cury;
3) Acareação de todos os deputados que presenciaram o assédio;
4) Substituição do deputado Alex de Madureira da Conselho de Ética, pois ele passará por acareação, já que teve contato com o deputado Fernando Cury, segundos antes do assédio, inclusive, aparentemente tentando impedi-lo com o braço. Além disso, a sua suplente é a deputada Marta Costa. Isso ajuda a ter mais mulheres numa comissão composta majoritariamente por homens;
5) Que a reunião da Comissão de ética seja transparente, pública e com transmissão ao vivo pela TV Alesp;
6) A derrubada do veto ao PL 113/19, da deputada Isa Penna, Dossiê Mulher, que determina elaboração de estatísticas periódicas sobre índices de violência contra a mulher.

 

Dep. Carlos Giannazi

 

 

 

Painel da Folha de São Paulo destaca o Manifesto lançado pelo deputado Carlos Giannazi para pressionar por mais agilidade, coerência e transparência no Conselho de Ética da Alesp, no julgamento do caso de assédio sofrido pela deputada Isa Penna:

 

<Ver matéria da Folha>